O inquérito por questionário é uma técnica de investigação não documental. As técnicas de investigação não-documentais incluem os inquéritos por questionário, a entrevista e a observação. Só iremos abordar o inquérito por questionário e a entrevista na disciplina de Área de Projecto.
No inquérito por questionário deve-se primeiramente fazer um planeamento do inquérito, onde vamos definir o objecto de estudo e o tipo de informação que se pretende obter, a partir de: quem vamos inquirir, o que pretendemos saber, o que vamos perguntar, como vamos fazer recolha de dados e como vamos tratar os dados.
Depois de planearmos o inquérito temos que ter em atenção as regras para construção de um questionário, ou seja, devemos de ter em atenção os tipos de questões, estas devem ser abertas, fechadas ou semiabertas.
De seguida, segue-se a produção de um inquérito, onde deve se ter em atenção aos seguintes tópicos:
- Apresentação;
- Objectivos e identificação:
- Dados pessoais inquiridos;
- Deve ser um questionário breve (45minutos no máximo);
- Evitar questões duplas ou de ambiguidade;
- Perguntas sensíveis;
- Conter uma linguagem clara e acessível;
- Aspecto gráfico.
Antes de aplicar o inquérito faz-se o pré-teste (simular com uma amostra reduzida, ex: a turma).
E por fim, temos a sua aplicação e a análise dos resultados, ou seja, temos de fazer o tratamento estatístico/ numerar os inquéritos, organizar e apresentar os resultados.
O grupo E.PSIC.AL já iniciou a realização do inquérito, tendo sido a primeira etapa fazer uma pequena planificação, onde referíamos quem vamos inquirir, o que pretendemos saber, o que vamos perguntar, como vamos fazer recolha de dados e como vamos tratar os dados.
Vamos inquirir os alunos do 2º, 3ºciclo e Secundário da escola EB/S Vieira de Araújo e pretendemos saber o número de pessoas afectadas por violência e as faixas etárias incidentes.
Quanto às perguntas, já as temos elaboradas e quando o inquérito estiver totalmente correcto, iremos colocá-lo aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário