Violência escolar é crime público

"Proposta de lei abrange também a prática de bullying. Morte da vítima agrava pena"
"A violência escolar passa a ser um crime público, não sendo necessária a apresentação de uma queixa para que o Ministério Público abra um inquérito.



O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei que prevê a criação do crime público de violência escolar para "maus tratos físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações de liberdades e ofensas sexuais, a qualquer membro da comunidade escolar". A proposta abrange o bullying.
O novo crime é punido com uma pena de prisão de 1 a 5 anos. Caso os actos violentos resultem na morte da vítima essa penalização será agravada entre 3 a 10 anos. A existência de ofensa grave à integridade física prevê um agravamento situado entre 2 e 8 anos. Os agressores com idades entre os 12 e os 16 anos serão penalizados com medidas tutelares educativas.
A notícia foi aplaudida pelas associações de pais e professores que há muito lutam contra esta realidade que assume proporções cada vez maiores. "É uma boa medida, quer ao nível da prevenção como da punição", disse ao CM o presidente da Associação Nacional de Professores, João Grancho, alertando para a necessidade da lei se tornar efectiva."

2 comentários:

"VOS" disse...

Parabéns estão a tratar um tema actual e que nos deve levar a reflectir que as coisas más NÃO ACONTECEM APENAS AOS OUTROS, assim o melhor é estarmos atentos e prevenidos.

Acompanhem também o nosso projecto/trabalho

Anónimo disse...

Mais tretas irritantes.
Os crimes que atentem contra a integridade individual deviam ser todos, de maneira dura e igual, punidos. Estar a criar divisões dentro dos crimes (pena para crime cometido na escola, pena para crime cometido contra islâmico, pena para crime cometido contra homossexual, pena para crime cometido a 15 m do talho) é uma forma de declarar que há pessoas que podem ser agredidas mais do que outras, o que é, obviamente, uma forma de injustiça que devia ser combatida e não incentivada.

Just my opinion, anyway.

Enviar um comentário